PLANO DE AÇÃO COVID-19PLANO DE AÇÃO COVID-19

PLANO DE AÇÃO

COVID-19 Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tupanci do Sul/RS

Introdução:

O anúncio da suspensão das aulas por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) deixa toda a sociedade preocupada em relação ao futuro dos nossos estudantes e, claro, em relação aos prejuízos de aprendizagem. Em respeito a importância da manutenção das escolas e rede de ensino, e com a finalidade de diminuir os danos da suspensão das aulas devido ao novo corona vírus, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tupanci do Sul em conjunto com CME Conselho Municipal de Educação, tendo em vista o cenário atual como base de ação em função da PANDEMIA-COVID 19, vem tentando buscar medidas e ações para amenizar essa situação.

Sabemos que a experiência escolar é algo insubstituível. Com o objetivo de manter o vínculo entre família e escola, durante este período de isolamento social, está sendo disponibilizada via ferramenta Whatssap e através de apostilas, podendo ser retirada na Secretaria Municipal de Educação, atividades complementares, para serem realizadas em casa pelos alunos.  As equipes diretivas e os professores estão em contato com as famílias, organizando e auxiliando nos trabalhos por turma. Cada professor, está disponível em seu turno de trabalho através das redes sócias, para auxiliar nas respectivas atividades.

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a direção e professores da Rede Municipal, está ativamente estudando possibilidades, levantando dados, planejando algumas ações emergenciais, para que os estudantes estabeleçam uma rotina diferente de trabalho escolar em suas casas, porém, temos que levar em conta que nem todas as famílias possuem condições de acesso aos meios tecnológicos, por isso, estamos disponibilizando meios físicos para que estes alunos não fiquem desassistidos.

Educação não é dever só da escola. As famílias precisam se comprometer nesse novo processo educacional. Nesse cenário é essencial manter uma comunicação clara, transparente e ágil. As atividades propostas tem por objetivo envolver as famílias nas rotinas escolares, tentando minimizar o impacto da perda de aulas, durante os meses de quarentena e dar continuidade ao currículo escolar. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que e os alunos se dediquem e se esforcem mais por se sentirem amados e apoiados.   Família e escola é uma parceria que traz benefícios para toda sociedade.

Quarentena e a saúde mental.  Neste tempo de quarentena o isolamento social é uma realidade mundial, para lidar com essa situação é preciso cuidar da saúde mental. Assim como precisamos cuidar da saúde emocional das crianças, vamos precisar cuidar muito bem de professores e gestores nesse período. Os professores não podem ficar à disposição do estudante o tempo todo, cada professor mantem o seu horário e turno de trabalho semanal, ficando disponíveis nas redes sociais. A algumas semanas os professores estão trabalhando exaustivamente para reinventar a escola e não deixar a educação parar. Valorize estas atitudes!

A importância dos registros.  Uma estratégia importante da atual situação pedagógica é do registro e da documentação, que serão necessários para transformar esta fase difícil em narrativa de vida, em histórias de enfrentamento, que resultarão em aprendizados para o futuro da educação. Os registros são importantes para retomar o fio da meada quando as aulas recomeçarem. Neste momento de incertezas vamos iniciar, trabalhar, testar e se necessário recomeçar, sabemos que teremos perdas no processo de aprendizagem, mas sabemos que estamos fazendo o melhor, com o que temos, com o que somos e com o que podemos.

A recuperação da carga horária letiva ocorrerá, na sua maioria, de forma presencial quando for possível retornar as aulas, pois a SMEC entende que isso é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos, primando pelo bem e a saúde de todos, destaca a importância e compreensão de todos em relação a este delicado momento em que estamos vivendo, uma vez que estamos tratando de uma pandemia algo novo e de grande seriedade que deve ser considerado por todas as pessoas.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tupanci do Sul.